- Excelente para a saúde dos olhos
- Rico em vitamina A e carotenoides, o damasco ajuda no fortalecimento dos nervos ópticos, combate a secura dos olhos e a degeneração macular (perda no centro do campo de visão).
- Fonte de antioxidantes
- Antioxidantes são bons para ajudar a combater o envelhecimento, já que combatem os radicais livres produzidos naturalmente no organismo. Os principais antioxidantes do damasco são as vitaminas C e A.
- Saudável para o coração
- As fibras solúveis encontradas na fruta também são responsáveis por fornecer benefícios ao coração. Elas reduzem o mal colesterol, evitando assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
- Prevenção de câncer
- Os radicais livres podem atacar a estrutura do nosso DNA, causando o crescimento anormal de células. Os antioxidantes encontrados no damasco são poderosos no controle dessas substâncias, evitando assim o risco do desenvolvimento de um câncer.
- Ajuda a perder peso
- As fibras presentes no damasco ajudam as pessoas que querem eliminar peso. Elas contribuem na melhoria do sistema digestivo e no funcionamento do metabolismo.
- Fortalece os ossos
- A fruta é rica em cálcio e potássio. O cálcio é necessário para a formação e desenvolvimento dos ossos, evitando assim a osteoporose. Já o potássio regula a absorção, distribuição e excreção de cálcio no corpo. Sem o potássio, todo o cálcio que ingerimos é liberado na corrente sanguínea e pode ser eliminado do organismo.
- Anti-inflamatório
- No damasco é possível encontrar catequinas, que são outras substâncias antioxidantes e também anti-inflamatórias muito potentes. Pesquisadores identificaram que a ingestão de catequinas provoca benefícios significativos, como proteger os vasos sanguíneos de inflamações e controle da pressão arterial.